O BATISMO

Batismo




O Batismo quer dizer Mergulho / Imersão.



O Batismo é uma ordenança de Jesus que segue à fé e ao arrependimento conforme textos Mt.3.1 / At.2.38 / Cl.2.12 / Rm.6.4 .



"Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados." (Marcos 1 : 4)



"Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento." (Atos 13 : 24)



"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." (Romanos 6 : 4)



O Batismo na morte se faz quando o cristão toma a consciência que não mais ele vive, mas, Cristo vive nele, ou seja, para que isso ocorra o cristão tem de morrer para o pecado e viver em novidade de vida que só Jesus nos oferece.



"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." (Colossenses 2 : 12)



Somos sepultados para o pecado quando verdadeiramente assumimos a Cristo em nossas vidas, onde há Cristo, não há pecado.



"Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;" (I Pedro 3 : 21)



"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mateus 3 : 11)



O Batismo com fogo ocorrerá em meio ao Lago de Fogo e Enxofre, pois, está reservado para o Diabo e seus anjos e para todos aqueles que se lançam ao pecado, ou seja, aos ímpios.



"Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18 : 4)



"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."(Apocalipse 21 : 8)



Jesus foi ao encontro de João Batista nas margens do Rio Jordão e ali, aos trinta anos de idade, foi imerso às águas, ou seja, batizado.



Note bem que para ocorrer o batismo, é necessário que o cristão desça às águas.



Afinal, o que o batismo representa?

· Uma prova de amor à Cristo.



· Sepultamento do velho homem de natureza pecaminosa.



· Nascimento de um novo homem.



Vale salientar que o batismo ocorre por meio de imersão e não por aspersão como é idealizado pela Igreja Católica.



Jesus foi ao rio Jordão ao encontro de João Batista, para ser batizado, ou seja, descer às águas.



O eunuco foi batizado por Filipe quando havia próximo deles água corrente.



O batismo é aquele que desce às águas conscientemente da transformação de sua natureza proporcionada por Jesus.



Para ocorrer o batismo, é necessário à aceitação de Jesus, como Senhor e Salvador de sua vida e o arrependimento de sua vida pecaminosa.



Logo, a igreja realiza erroneamente o batismo de crianças e ainda por meio da aspersão.



Uma criança (recém-nascida) não pode, nem mesmo consegue falar, quanto mais confessar seus pecados e a Jesus como seu Senhor e Salvador?



O povo Judaico da época realizava uma cerimônia denominada de “Apresentação” conforme descrito no evangelho de Lucas 2.22 e não o batismo.

Jesus abençoou as criancinhas e em nenhum instante batizou-as ou ordenou a estas.



Perceba agora nas sagradas escrituras que o batismo ocorre de duas maneiras:



1. Arrependimento de sua vida pecaminosa (João Batista)



2. Aceitação de Jesus como Senhor e salvador de sua vida.



“Há uma só fé, um só Senhor e um só batismo.” (Ef.4.5)



Há uma só fé (Crer em Deus)



Um só Senhor (Jesus)



Um só batismo (Pra que um re-batismo como por ex: crisma?)



A consciência Cristã é a chave do Batismo, e as crianças não têm noção do que fazem e por que fazem aquilo com elas.



É preciso maturidade para tomar tal decisão.



O sistema usado pela igreja católica é aspersão ou seja, não tem o contato com água corrente, é jogado um pouco de água na testa da criança recém – nascida, não acontecendo assim o sepultamento da natureza pecaminosa do velho homem e o nascimento de um novo homem em Cristo.



Logo, sem a imersão, que simboliza o sepultamento e nascimento, não há o batismo, no caso de crianças, ocorre a cerimônia judaica conhecida como apresentação.



Por isso a necessidade de batizar-se após a conversão a uma igreja evangélica.